terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Deus é um conceito, fdx!

Aqui envio um vai pó crl para todos: crentes, ateus, agnósticos, deístas, panteístas...e qualquer um que se pronuncie sobre a "existência" ou sequer sobre a dúvida acerca da "existência" de Deus.

DEUS É UM CONCEITO

Se se diz que algo é divino é porque se lhe atribui as propriedades do conceito, fdx. Mas isso não implica que o conceito se refira a um objecto concrecto.
Da mesma forma que eu digo que algo é azul mas não digo que o azul-em-si existe pois é preciso matéria para ter a propriedade.

Mas como é que há tanta gente a discutir se o caralho do filha da puta do Deus é real ou não. É uma ideia, fdx. O que se fez com a ideia não define a ideia em-si pois até hoje já se fez tudo e o contrário de tudo com essa ideia.

Acreditas em Deus? Que quer dizer acreditar? Achar que existe? Ou gostar do ponto-de-vista criado pelo conceito?

Se é achar que existe, então eu pergunto acreditas no amor? e tu deves perguntar: o que é amor? onde é que ele está? onde é que eu encontro? como é que o defino?

Como é que o defines? Inventas, fdx. Sabes porquê? Porque ele não é concreto, é uma ideia abstracta que visa simbolizar certos fenómenos ou experiências.

É UMA IDEIA, FDX.

E não é advogando ou eliminando as ideias abstractas que se resolve os problemas concretos. É usando as ideias de forma inteligente.

No caso do Deus único e onipotente, não existe conceito mais abstracto e portanto, mais indestrutível. Pois serve para tudo o que se quiser. Matas uma definição de Deus e em dois segundos arranja-se outra. Tentar derrubar um conceito tão abstracto é como um astronauta a dar socos no espaço...

Mas se se quiser um Deus concretizado, um símbolo de poder e abrangência real eu digo o meu: é o id, o instinto, o impulso, essa força que resulta de uma história de biliões de anos escrita dentro de mim e que se manisfesta cá fora sob a forma de algo a que nós chamamos de vontade.

Sem comentários:

Enviar um comentário