quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Id Pó Caralho!


  • Porque aquilo a que muitos chamam de Mal, e que é imposto pela sociedade como o sendo, não é mais do que a nossa verdadeira vontade reprimida.
  • Porque a nossa vontade é o Id de Freud. Se Schopenhauer tivesse conhecido Freud teria escrito, em vez de " O mundo como vontade e representação", " O mundo como manisfestação do Id".
  • Porque o Id é esse desejo inexplicável e indefinível para o qual procuramos objectos e alvos. É algo que está em nós e é simultaneamente perigoso e inelutável. Pode ser manisfestado em desejo sexual ou em vontade de violência. Pode ser apenas entendido como medo de morrer que deriva em loucura. Mas podemos chamar-lhe vontade de viver que deriva em paixão.
  • Porque não é bom nem mau. É apenas o nosso pulsar. E esse pulsar é o inimigo de quem acredita que o bem existe e deve ser pregado. Esse pulsar é aquela parte de nós de quem muita gente prefere não falar e a Igreja chama de diabo. Esse pulsar é eterno. A moral, essa vai e vem mas o Id é para sempre.
  • Porque o verdadeiro inimigo do Id cresce sem darmos por isso. O cérebro ou mais precisamente, o córtex cerebral cresceu e dele uma nova força se foi revelando: O Super Ego. Será possível eliminá-lo? Acho que não.
  • Porque ele tem como objectivo reprimir o Id e para isso tenta absorver que nem uma esponja todos os ensinamentos, concelhos, limitações impostas por pais, professores, leis e heranças religiosas. Ele é a cultura. Ele não morre e absorve informação a uma velocidade espantosa.
  • Porque graças a ele desenvolveu-se a racionalidade que veio complicar a satisfação do nosso Id.
  • Porque o problema é que se não satisfazemos o Id ele ficará ainda mais perigoso do que parecia poder ser, pois a racionalidade veio-nos pôr armas poderosas à disposição do Id.
  • Porque o Id vence sempre e o Super Ego trabalha para ele sem saber, reprimindo-o e tornando-o maior, e mais violento, e mais detorpado, e mais necessário...
  • Porque.... Pó caralho com o Super Ego! Está na altura de encostar o Super Ego às boxes e ouvir o Id directamente, sem merdas.
  • Porque é preciso mandar a igreja e a moral pró caralho! Fiquem com Deus, fiquem com Jesus e com o que raio aliviar a angústia de estar vivo! Mas livremo-nos da repressão do Id, paremos com as merdas e paremos de afundá-lo em dúvidas existenciais. Será que existo? Será que sou bom? Será que devo querer isto? Será que devo sentir aquilo? Será que me devo sentir culpado? Com quem é que eu devo querer foder? E quem não devo?
  • Porque as regras são para ser compreendidas e talvez cumpridas mas nunca, respeitadas... Posso talvez obedecer à Lei mas nunca, converter-me a ela.


O lema deste blog é uma frase que vi atribuída a Freud:

"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."


Caguei em quem é que tem razão! Caguei se aprovam os meus desejos...caguei no que querem que eu seja e na imagem que me fizeram querer dar. Mas acima de tudo, caguei no que tive de inventar para satisfazer o Super Ego.


Sem comentários:

Enviar um comentário