terça-feira, 26 de janeiro de 2010

A revolta silenciosa da pequena-burguesia

Já não há ricos nem pobres. Se tirassem dinheiro a um rico, ele podia aprender a ser pobre. Se dessem dinheiro a um pobre, ele talvez aprendesse a ser rico. Mas quer dêem ou tirem dinheiro a um pequeno-burguês, ele não aprenderá a ser nada. Falo daqueles inocentes que "só querem a sua estabilidade".

Eu gostava de ser rico para pagar a pessoas para se preocuparem com as minhas coisas. Mas não sendo rico preferia, sinceramente, não ter coisas para preocupar. Agora esta felicidade entalada de andar a preocupar-me quotidianamente em manter as "pequenas" e "médias" coisas, um ipodezito, uma televisão actualizada na tecnologia mais uma puta dum pc que esteja actualizado e compatível com a puta do software da puta do trabalho ou da puta da universidade pa poder ganhar o privilégio de ganhar "pequenas" e "médias" quantias de dinheiro para poder ter pequenas e médias coisas e passar a puta da vida a pensar como mantê-las ou renová-las e encenar para mim mesmo que não ando a perder tempo.

Só se poupa dinheiro para as férias, como se fizesse diferença apanhar sol em lisboa ou no algarve. E como se fosse preciso muito dinheiro pa pegar num calhambeque e ir dar uma volta a um sítio em portugal onde não haja seres humanos em demasia, espairecer e voltar para casa, que no caso de quem viva sozinho mais não precisa de ser que um T0 porque a casa não serve para viver, serve pa lá dormir, digo eu (va lá, comer e tomar banho, se bem que as cantinas e os balneários públicos saem mais baratos).

Mas já não há ricos nem pobres. Os pobres que havia querem ter as mesmas imagens de marca, a mesma mediocridade registada e os sinais exteriores de "riquezazinha" em vez de pouparem o pouco que têm. Salvo raras excepções (que aplaudo), os pobres que não tentam subir o pequeno e médio degrauzinho é porque nem pobres são, são miseráveis. Os ricos, os que têm dinheiro para ter coisas sem se preocupar, ou têm suficiente para esbanjar durante a vida (e cagar pós filhos, naturalmente) ou então se não têm suficiente "investem" no imobiliário ou em merdas que não irão dar em nada e que irão ser enrabadas pelos que se tornaram mais ricos e que passaram a deixar de ser ricos para passarem a ser os milionários que chupam isto tudo à custa de impingirem as tais pequenas e médias coisas à massa pequena-burguesia onde já se encontram os antigos pobres, ricos e eu que sou estúpido comá merda. Mas viva a social-democracia que todos nós temos de ir comprando umas coisinhas, senão a economia não anda pá frente, se não formos todos, com alguma equidade, comprando as merdas que os empresários assumiram que nós queremos o país afunda-se, fdx, quem nos tira deste filme?...

Se tivesse muito dinheiro andava a esbanjá-lo ou a aplicá-lo algures. Andava num mercedes mas se não sou rico não vou andar a fazer um leasing, fdx, que puta de estupidez de vida. Que se fodam todos.

Sem comentários:

Enviar um comentário